Corpo de homem desaparecido em naufrágio no rio Mamoré é encontrado em Rondônia

Na manhã desta terça-feira, 29 de abril de 2025, o Corpo de Bombeiros de Rondônia localizou o corpo de Josué dos Santos Silva, de 61 anos, que estava desaparecido desde o último sábado (26) após o naufrágio de uma embarcação no rio Mamoré, próximo ao distrito de Iata, em Guajará-Mirim. O corpo foi encontrado a cerca de 30 quilômetros abaixo da Ponte do Abunã, na região de Porto Velho.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, Josué estava em uma canoa acompanhada de dois adultos e seu neto de 11 anos. O grupo havia saído para pescar na tarde de sexta-feira (25) e, durante o retorno no sábado, a embarcação enfrentou dificuldades ao passar por uma cachoeira. A entrada de água comprometeu a flutuabilidade da canoa, que acabou sendo quebrada pela força da correnteza. Testemunhas relataram que Josué tentou manter o neto fora da água por alguns minutos, mas acabou se afogando e desaparecendo. Os outros dois adultos conseguiram nadar até a margem com a criança, que foi resgatada com vida.
As buscas foram realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros desde o desaparecimento, sendo suspensas temporariamente durante a noite. Na manhã desta terça-feira, moradores da região avistaram o corpo, levando os bombeiros ao local para o resgate. Após a identificação, o corpo foi encaminhado para a perícia técnica realizar os procedimentos necessários.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente BM R. Santos, alertou sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, como coletes e boias de salvatagem, durante a navegação, e recomendou evitar trafegar por áreas com corredeiras na região.