Operação Lei Seca flagra 61 motoristas embriagados durante fiscalizações em Rondônia

Operação Lei Seca flagra 61 motoristas embriagados durante fiscalizações em Rondônia
Crédito:Jornal Inforondonia

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) intensificou as ações de fiscalização da Operação Lei Seca nos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Cacoal, resultando na abordagem de 475 condutores e na identificação de 61 motoristas dirigindo sob efeito de álcool.

As operações foram realizadas nos dias 19 e 20 de junho com o objetivo de reforçar a segurança viária, prevenir acidentes e combater a combinação perigosa entre álcool e direção. Entre os condutores flagrados, 28 foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil por crime de embriaguez ao volante.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com a capacidade psicomotora alterada em razão do consumo de álcool ou outras substâncias psicoativas configura crime de trânsito. A legislação prevê pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa e suspensão ou proibição do direito de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito do Detran-RO, Welton Roney, explicou que a legislação brasileira adota tolerância zero para o consumo de álcool ao volante. No entanto, os resultados do teste do etilômetro determinam diferentes tipos de penalidades.

Quando o exame aponta índice entre 0,05 e 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido, o motorista responde administrativamente, podendo ter o direito de dirigir suspenso. Já resultados a partir de 0,34 miligrama configuram crime de trânsito, com prisão em flagrante e encaminhamento à autoridade policial.

Dados preliminares da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistro e Estatísticas de Trânsito indicam que Rondônia já contabiliza 2.731 autuações por direção sob influência de álcool em 2026. No ano anterior, foram registradas 5.507 infrações relacionadas à mesma conduta.

Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, as operações de fiscalização desempenham papel fundamental na preservação de vidas. Segundo ele, além das campanhas educativas, a atuação rigorosa dos agentes contribui para retirar das vias condutores que colocam em risco a segurança de toda a população.