Curso Técnico em Informática amplia oportunidades para alunos do ensino médio em tempo integral em Rondônia

Estudantes do ensino médio em tempo integral da rede pública de Rondônia agora contam com a oportunidade de cursar o Técnico em Informática, oferecido por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).
A iniciativa faz parte do Programa Escola em Tempo Integral (ETI), que tem como foco principal promover o desenvolvimento integral dos alunos, atendendo não apenas às suas necessidades cognitivas, mas também emocionais, sociais e técnicas.
Objetivos do Programa
- Ampliar matrículas em tempo integral, aliando o ensino técnico à formação básica.
- Garantir equidade, assegurando o acesso de todos os estudantes, especialmente os mais vulneráveis, a uma educação de qualidade.
- Desenvolvimento holístico, com foco em aspectos sociais, emocionais, culturais, técnicos e físicos dos alunos.
Alinhamento com o Planejamento Estadual
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação está em consonância com o planejamento estratégico do estado, que visa ampliar o ensino profissionalizante como ferramenta de geração de emprego.
“Rondônia está registrando redução no desemprego porque investe em políticas públicas que priorizam a qualificação da mão de obra”, destacou.
Oportunidade e Transformação
Com a inclusão do curso técnico no currículo, estudantes ganham vantagens reais na inserção ao mercado de trabalho. Um exemplo é o jovem David Vieira de Lima, de 16 anos, morador do bairro Conceição, em Porto Velho. Aluno do 1º ano do ensino médio na Escola Bela Vista, ele já vislumbra o futuro na área de tecnologia.
“Gosto muito de tecnologia e sei que ter conhecimento nessa área vai ser muito importante pra mim profissionalmente”, afirma.
Tecnologia como porta de entrada para o futuro
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, ressalta que o curso técnico representa uma preparação sólida para os desafios de um mercado cada vez mais digital e tecnológico.
“Atualmente, mais de 200 alunos estão matriculados no Curso Técnico em Informática, e a meta é expandir ainda mais essa oferta”, pontuou.
Escolas que oferecem o curso
- Alexandre de Gusmão – Nova Brasilândia
- Bela Vista – Porto Velho
- Deputado Genival Nunes – Vilhena
- Juscelino Kubitscheck – Porto Velho
- Professor Valdir Monfredinho – Pimenta Bueno