NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que há registro, até o momento, de seis ocorrências de notificações de infecção pelo vírus Mpox, em Porto Velho. Desses, 04 (quatro) foram confirmados, e 02 (dois) foram descartados.
Os casos foram atendidos no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). Os pacientes passaram por avaliação clínica, receberam todas as orientações necessárias e permanecem em isolamento.
A Sesau esclarece também ainda que foi notificado um caso suspeito no Hospital Infantil Cosme e Damião, porém, já descartado, com diagnóstico confirmado de varicela.
ORIENTAÇÕES
A doença é transmitida principalmente por meio do contato direto com a secreção contida nas lesões (bolhas) e, mais raramente, por secreções respiratórias ou pelo uso de utensílios contaminados. Evitar o contato com pessoas infectadas é a principal forma de prevenção da doença.
É importante que a população esteja orientada a procurar atendimento médico ao apresentar lesões características, acompanhadas ou não de febre, devendo buscar atendimento em Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A Sesau permanecerá em vigilância epidemiológica, prestando orientações à população sobre a notificação de casos e o acesso aos atendimentos.


