Operação Hubris: Polícia Civil desarticula facção no Vale do Jamari e aponta envolvimento de advogado e agentes públicos

Na manhã desta quinta-feira (2), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Regional de Ariquemes, com apoio da Polícia Militar, deflagrou a Operação Hubris, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa ligada a uma facção que atua no Vale do Jamari. A ação cumpriu 17 mandados de prisão temporária e 10 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho.
As investigações revelaram a existência de uma rede criminosa bem estruturada, composta por membros da facção, um advogado, policiais penais, militares e outros servidores públicos, que estariam envolvidos em uma série de crimes, incluindo homicídios, tráfico de drogas, corrupção, tortura e receptação.
Entre os principais alvos está J.N.S., que se apresentava como advogado e é apontado como um dos principais articuladores do grupo. Segundo a polícia, ele coordenava comunicações e determinava ações estratégicas da facção, mesmo com membros já presos.
Também foram identificados servidores públicos que, conforme as investigações, usavam suas funções para facilitar atividades ilícitas dentro e fora do sistema prisional. Mesmo detidos, líderes da facção continuavam a comandar ações criminosas por meio de comunicações clandestinas.
A operação foi realizada nos municípios de Ariquemes e Monte Negro, com a participação de equipes especializadas da Polícia Civil. Durante as diligências, foram apreendidos documentos, celulares, computadores e outros materiais que devem reforçar o inquérito e subsidiar novas provas contra os envolvidos.
A Operação Hubris representa mais uma ação de combate ao crime organizado no estado, visando desarticular redes criminosas que atuam de forma infiltrada em diferentes setores da sociedade.