Governo de Rondônia entrega novas viaturas e equipamentos e lança plano de combate à violência contra a mulher

Governo de Rondônia entrega novas viaturas e equipamentos e lança plano de combate à violência contra a mulher

O Governo de Rondônia reforçou a estrutura da segurança pública com a entrega de viaturas, drones, armamentos não letais, computadores e outros equipamentos, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (30), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. O investimento ultrapassa R$ 16,8 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Segurança Pública, com recursos federais do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Plano Amazônia – Segurança e Soberania (AMAS).

Durante o evento, o governador Marcos Rocha também lançou o Plano Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher, que estabelece diretrizes para os próximos dez anos com foco na proteção e assistência às vítimas.

Mais estrutura e tecnologia para as forças policiais

Entre os equipamentos entregues às forças de segurança estão:

  • 44 drones, para apoio em operações policiais e ambientais;
  • 250 computadores, destinados a setores estratégicos como a inteligência policial, Delegacias da Mulher e o Núcleo de Prevenção à Violência Doméstica (Nupevid);
  • 48 viaturas, sendo 14 voltadas ao atendimento especializado das Patrulhas Maria da Penha e delegacias especializadas;
  • 2 lanchas fluviais com motor de 200HP, para intensificar a fiscalização em rios do estado;
  • 300 tasers (armas de incapacitação elétrica);
  • 406 eletrodomésticos, para reforçar a infraestrutura de trabalho dos servidores.

O governador destacou que a iniciativa representa um novo ciclo de modernização da segurança pública, com foco em eficiência e proteção social.

“Essa entrega é uma demonstração de respeito à população e valorização dos profissionais que atuam diariamente pela ordem. Estamos investindo em um estado mais seguro e justo para todos os rondonienses”, afirmou Marcos Rocha.

Plano Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher

Elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), o plano visa combater todas as formas de violência contra a mulher — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral — com ações integradas entre segurança pública e assistência social. O monitoramento será feito pelo Conselho Estadual de Segurança Pública, com revisões periódicas a cada dois anos.

O secretário da Sesdec, Felipe Vital, reforçou a importância dos investimentos no fortalecimento da capacidade operacional das forças policiais, especialmente no enfrentamento à violência de gênero.

Com a ampliação da estrutura e a modernização dos recursos, o Governo de Rondônia reafirma seu compromisso com a segurança da população e com a valorização das forças que atuam na proteção da sociedade.