Operação “Acesso Difícil” desmonta acampamentos ilegais em terra indígena de Chupinguaia
Uma operação conjunta coordenada pela Polícia Federal (PF) desativou seis acampamentos ilegais instalados dentro da Terra Indígena Tubarão Latundê, em Chupinguaia. A ação, batizada de Operação Acesso Difícil, contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Durante a operação, foram apreendidas duas motocicletas utilizadas para o ingresso irregular na área protegida. Todo o material foi encaminhado para os procedimentos de polícia judiciária e para a responsabilização administrativa ambiental.
As ações tiveram como foco combater a ocupação irregular e crimes ambientais dentro da terra indígena, garantindo a proteção dos bens e áreas de domínio da União. As investigações apontam possíveis infrações por degradação ambiental em área protegida e invasão de terras públicas, entre outros delitos.
A Polícia Federal reforçou seu compromisso com a defesa do meio ambiente, dos povos indígenas e do patrimônio público, destacando que continuará atuando de forma integrada para impedir novas invasões e danos ambientais em territórios indígenas.


