Polícia Federal prende cinco por queimadas ilegais em Rondônia em menos de uma semana

A Polícia Federal prendeu dois homens em flagrante na última sexta-feira (18) por envolvimento em queimada ilegal às margens da BR-364, em Rondônia. Com essas prisões, sobe para cinco o número de detidos apenas nesta semana no estado por crimes relacionados a incêndios criminosos.
Durante patrulhamento preventivo, os agentes identificaram um incêndio de grandes proporções próximo à rodovia, com fumaça intensa comprometendo a visibilidade dos motoristas. Um dos suspeitos foi flagrado usando uma vara para espalhar o fogo com o objetivo de limpar a vegetação em frente a uma propriedade rural.
Ao ser abordado, o homem disse estar cumprindo ordens do gerente da fazenda, que também estava no local. O gerente alegou que a intenção era conter um foco anterior de incêndio, mas a versão não foi confirmada pelas evidências encontradas.
As ações fazem parte da Operação Sentinelas da Amazônia, que tem como objetivo preservar o bioma amazônico, prevenir desastres ambientais e garantir a segurança em áreas vulneráveis, especialmente nas proximidades das rodovias federais.