Vereador Marcos Combate critica gestão da Semed e diz que PF pode investigar secretário Leonardo Leocádio

Durante discurso na sessão desta terça-feira (1º), na Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Marcos Combate (AGIR) fez duras críticas à gestão do secretário municipal de Educação, Leonardo Pereira Leocádio. Da tribuna, o parlamentar afirmou que a Polícia Federal "vai bater na porta" do secretário por supostas irregularidades na contratação de mais de 30 mil lancheiras escolares, adquiridas por meio de um processo de adesão a uma Ata de Registro de Preços de um consórcio do Rio de Janeiro, no valor de R$ 1,8 milhão.
Segundo Combate, as lancheiras são de qualidade inferior e estariam superfaturadas. Ele compara a contratação com outras já denunciadas, como as da Plator Engenharia e da Eixo Norte, cujos contratos foram suspensos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O recurso utilizado na aquisição é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), repassado pela União ao município.
O vereador também criticou a atuação de Leocádio à frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed), alegando que sua gestão não conseguiu licitar a merenda escolar, atrasou a entrega de uniformes, mantém o transporte escolar irregular e tem escolas com falta de professores. Combate chegou a chamar o secretário de “incompetente” e “pau mandado” da presidente do Conselho Municipal de Educação, Vera Lúcia.
Críticas à gestão e acusação de aparelhamento político
Ainda em seu discurso, Marcos Combate acusou o prefeito Léo Moraes de utilizar a estrutura da prefeitura para favorecer politicamente seu irmão, Paulo Moraes Junior, atual secretário de Turismo. Segundo o vereador, diversas secretarias estariam sendo usadas como base eleitoral para impulsionar uma futura candidatura de Paulo a deputado estadual.
Ele apontou que a Semdestur teria deixado de priorizar políticas de geração de emprego, a Funcultural estaria focada apenas em eventos, e que a Semes nem sequer dispõe de material esportivo para os alunos. “Está na hora de desmascarar esse prefeito, que está aparelhando a prefeitura para eleger seu irmão”, disparou.
No encerramento de sua fala, Combate ainda fez um alerta ao chefe do Executivo municipal:
“Abra seu olho, prefeito. O senhor vai acabar sendo o pior prefeito que Porto Velho já teve”, concluiu.