Câmara de Ji-Paraná cassa mandato do vereador Welinton Góes por envolvimento em esquema de propina

Por 15 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou, nesta quinta-feira (4), a cassação do mandato do vereador Welinton Góes da Fonseca (MDB), filho do ex-prefeito Isaú Fonseca. A decisão seguiu o parecer do relator do processo, vereador Wesely Brito (PL), que apontou o recebimento de R$ 100 mil em propina por parte de Welinton para aprovar um projeto de interesse do ex-vereador Elvis Gomes (Republicanos).
O relatório também menciona a suposta participação do ex-prefeito Isaú Fonseca no esquema.
Os fatos investigados ocorreram durante o mandato anterior, o que abre margem para que Welinton Góes tente reverter a decisão na Justiça. Enquanto isso, a Câmara anunciou que convocará o suplente Maycon Roberto (MDB) para assumir a vaga.
Operações do MP revelaram esquema de corrupção
As acusações surgiram após as operações Arauto e Arcana Revelada, conduzidas pelo Ministério Público de Rondônia, que investigaram a atuação de uma organização criminosa dentro da Prefeitura e da Câmara Municipal de Ji-Paraná entre os anos de 2020 e 2023.
Segundo o MP, o grupo atuava na cobrança e recebimento de propinas para facilitar o pagamento de créditos judiciais de servidores da Secretaria Municipal de Educação, entre outros favorecimentos indevidos.