Apagão afeta Rondônia e mais 16 estados; Energisa esclarece que falha foi no sistema nacional
Um apagão registrado na noite de segunda-feira (13) e na madrugada desta terça-feira (14) atingiu Rondônia, o Distrito Federal e outros 15 estados brasileiros, causando interrupções no fornecimento de energia elétrica em várias regiões do país.
De acordo com a Energisa Rondônia, a falha teve origem no Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela distribuição de energia em todo o Brasil, e não está relacionada a problemas na rede estadual. O incidente afetou 24 municípios rondonienses, incluindo Porto Velho, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Guajará-Mirim.
O fornecimento de energia ficou suspenso por cerca de 15 minutos, sendo retomado gradualmente a partir das 23h35, com autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Às 23h46, o serviço já havia sido completamente restabelecido em Rondônia.
Segundo o ONS, a origem do apagão foi um incêndio em um reator na subestação de Bateias, em Campo Largo (PR). O problema causou o desligamento de uma linha de 500 kV e a separação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento da falha, o Sul exportava aproximadamente 5.000 megawatts (MW) para o Sudeste/Centro-Oeste, o que agravou a instabilidade no sistema.
Ao todo, a falha provocou a perda de cerca de 10.000 MW no país, com impacto nos quatro subsistemas nacionais:
- Sudeste: 4.800 MW
- Nordeste: 1.900 MW
- Sul: 1.600 MW
- Norte: 1.600 MW
O ONS informou que a recomposição das cargas teve início logo após a identificação da falha, com ação coordenada entre o operador e as concessionárias. O fornecimento foi normalizado em até 1h30 após o início da pane.
Municípios de Rondônia afetados:
Porto Velho, Alto Alegre dos Parecis, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Cujubim, Guajará-Mirim, Machadinho d’Oeste, Mirante da Serra, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, Seringueiras, Theobroma, Itapuã do Oeste, Vale do Anari, Vilhena e Vista Alegre do Abunã.


