Educação de Cerejeiras se destaca na premiação estadual do Programa Agrinho 2025
A Educação do município de Cerejeiras foi destaque no Programa Agrinho 2025 em Rondônia, iniciativa conduzida pelo SENAR-RO que tem como foco a educação ambiental, a cidadania e a valorização do meio rural. Nesta edição, o programa ampliou sua atuação e atendeu seis escolas localizadas nos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Cerejeiras.
Voltado a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o Programa Agrinho utiliza material didático próprio, adequado a cada faixa etária, com o objetivo de estimular a cidadania, a inovação, a sustentabilidade e fortalecer a conexão entre o campo e a cidade. Além disso, o projeto reconhece o desempenho de alunos, professores e escolas por meio de concursos e premiações.
O Sistema FAPERON/SENAR-RO celebrou os destaques e vencedores da edição 2025, reforçando o impacto positivo do programa na rede pública de ensino e o compromisso em semear conhecimento sobre a importância do meio rural.
Educação de Cerejeiras em evidência
No município de Cerejeiras, escolas da rede municipal obtiveram excelente desempenho na premiação estadual, evidenciando a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.
Resultados e destaques – Premiação Estadual:
Categoria Poema – 4º ano
• 2º lugar: Heloísa Ferreira dos Santos – Escola Regina Sperfeld Sebold
• 3º lugar: Hugo Nascimento de Souza – Escola Irmã Dulce
Categoria Carta – 5º ano
• 1º lugar: Alexandre Roque Pereira Penha – Escola Irmã Dulce
• 3º lugar: Antoni Krusckecvz Murbach – Escola Irmã Dulce
Categoria Relato de Experiência
• 1º lugar: Professora Beatriz Molina Pizapio – Escola Irmã Dulce
• 2º lugar: Cleia Souza Santos – Escola Regina Sperfeld Sebold
• 3º lugar: Fernando Pantoja – Escola Regina Sperfeld Sebold
Categoria Escola Agrinho
• Escola vencedora: Regina Sperfeld Sebold
• Relator: Professor Fernando Pantoja
A professora Antonia Cavasani, da Escola Municipal Irmã Dulce, responsável pela orientação do aluno Alexandre Penha, vencedor do 1º lugar na categoria Carta, destacou a importância do Projeto Agrinho na comunidade escolar.
“Participar do projeto Agrinho é um grande privilégio. É uma oportunidade de trabalharmos junto com as famílias e de despertar em nossos alunos um pensamento ecológico e sustentável. O projeto contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com o cuidado com o meio ambiente”, ressaltou a educadora.
O prefeito de Cerejeiras, Sinésio José, parabenizou os alunos, professores, equipes pedagógicas e as escolas participantes pelo talento, dedicação e compromisso com a educação.
“Em nome da Secretaria Municipal de Educação de Cerejeiras, representada pela secretária Neurian Piai, parabenizo todos os vencedores dessa importante premiação estadual e toda a comunidade escolar que tem colocado nosso município em destaque”, afirmou o prefeito.


