Pioneira de Cerejeiras, Maria Joana Martinowski morre aos 95 anos

Pioneira de Cerejeiras, Maria Joana Martinowski morre aos 95 anos
Crédito:Gazeta Rondônia

Faleceu na noite desta quinta-feira (5), aos 95 anos, Maria Joana Martinowski, uma das pioneiras do município de Cerejeiras (RO). Ela estava internada no Hospital Municipal São Lucas, onde morreu em decorrência de falência renal e parada cardiorrespiratória.

Natural de Gaurama, no estado do Rio Grande do Sul, Dona Maria mudou-se para Rondônia e fixou residência em Cerejeiras no ano de 1982, período em que o município ainda estava em processo de formação, tornando-se uma de suas pioneiras.

A família Martinowski possui ligação direta com a história do município. Seu cunhado, Gabriel Martinowski, foi nomeado subprefeito do então distrito de Cerejeiras pelo governador Jorge Teixeira de Oliveira em 29 de dezembro de 1979, exercendo a função até a emancipação do município, em 5 de agosto de 1983, quando ocorreram a posse do primeiro prefeito e dos primeiros vereadores eleitos.

Muito querida pela comunidade cerejeirense, Maria Joana Martinowski foi mãe, avó, bisavó e tataravó dedicada, além de atuar de forma voluntária em diversas ações sociais e religiosas. Entre as atividades, participou das equipes de limpeza da Igreja Católica nos primeiros anos do município, coordenou a Pastoral Carcerária com visitas regulares ao presídio local e foi responsável pela distribuição da revista Rainha, dos padres Palotinos. Sua vida foi marcada pelo cuidado com a família e pelo compromisso com a comunidade.

O corpo está sendo velado na Capela Mortuária de Cerejeiras. O sepultamento está previsto para ocorrer às 15h desta sexta-feira (6), no Cemitério Cristo Redentor.

Viúva, Maria Joana Martinowski deixa nove filhos, além de netos, bisnetos e tataranetos.