PF amplia Operação Bisturi e investiga possível auxílio à fuga de suspeitas em Rondônia

PF amplia Operação Bisturi e investiga possível auxílio à fuga de suspeitas em Rondônia

A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (27), o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em Rondônia, como parte da continuidade da Operação Bisturi, deflagrada na semana passada. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho.

As ações ocorreram nos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim e tiveram como finalidade reunir novos elementos relacionados a um possível suporte material e logístico que teria sido oferecido para facilitar a fuga de duas investigadas, que tiveram prisão preventiva decretada no curso da operação. Também são apuradas possíveis tentativas de ocultação de informações ou de embaraço às investigações.

A Operação Bisturi teve início no dia 14 de janeiro de 2026, quando a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão e se deslocou aos endereços indicados para dar cumprimento às prisões preventivas. Na ocasião, as investigadas não foram localizadas.

Com o avanço das apurações, surgiram indícios de que as duas mulheres estariam tentando deixar o país, com possível deslocamento em direção à Bolívia. Diante desse cenário, a Polícia Federal decidiu ampliar o escopo das investigações para identificar eventuais colaboradores envolvidos no apoio à fuga.

As investigações continuam em andamento, e novas medidas não estão descartadas.