Programa Vencer amplia oportunidades de qualificação e renda para população em vulnerabilidade em Rondônia

O Governo de Rondônia tem fortalecido ações voltadas à qualificação profissional e autonomia financeira da população em situação de vulnerabilidade por meio do programa Vencer. Lançado em 2024 pela gestão do governador Marcos Rocha, o programa oferece capacitação gratuita e apoio financeiro para quem busca inserção no mercado de trabalho ou deseja empreender.
Até julho deste ano, o programa já formou 1.807 alunos em diversas áreas técnicas. Além da formação, os participantes recebem um auxílio mensal de R$ 200 por um ano e kits profissionais completos para atuar na área escolhida, totalizando mais de R$ 20 milhões em investimentos do governo estadual.
O governador Marcos Rocha destacou a importância da iniciativa. “O Vencer é uma política pública que leva esperança e dignidade a quem mais precisa. É uma oportunidade real de transformação por meio da qualificação profissional e do incentivo ao empreendedorismo”, afirmou.
A secretária da Seas (Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social), Luana Rocha, reforçou o impacto social do programa. “Estamos promovendo inclusão ao oferecer cursos alinhados com as demandas do mercado, em parceria com instituições especializadas. O Vencer valoriza talentos e prepara os participantes para atuarem de forma independente e sustentável”, explicou.
Atualmente, o programa está presente em 20 municípios de Rondônia, incluindo Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. Para 2025, estão abertas até 31 de julho as inscrições para 3 mil novas vagas, que podem ser feitas nas sedes regionais da Seas ou pelo site oficial: https://rondoniasocial.ro.gov.br/vencer.
Nesta nova etapa, estão disponíveis 32 cursos profissionalizantes em 12 áreas estratégicas, entre elas: Tecnologia da Informação, Alimentos e Bebidas, Vestuário, Refrigeração e Climatização, Moda e Beleza, Automotiva, Gastronomia, Turismo, Comércio e Gestão.