SERINGUEIRAS GARANTE RECURSOS DO VAAR POR MELHORIA NA APRENDIZAGEM

SERINGUEIRAS GARANTE RECURSOS DO VAAR POR MELHORIA NA APRENDIZAGEM
Crédito:Gazeta Rondônia

O município de Seringueiras recebeu, em 2025, a Complementação da União ao Fundeb por Resultado (VAAR), benefício concedido às redes de ensino que comprovam aprendizagem equitativa entre seus estudantes, incluindo aqueles em situação de vulnerabilidade.

A secretária municipal de Educação, Michelle de Andrade Carrenho, destacou que a conquista reflete a evolução da educação local.
“Receber o VAAR é motivo de grande orgulho. Esse resultado mostra que estamos construindo uma educação mais justa, inclusiva e transformadora para nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

O Novo Fundeb prevê três tipos de complementações da União: VAAF, VAAT e VAAR. Enquanto os dois primeiros reforçam o investimento mínimo por aluno, o VAAR reconhece diretamente a qualidade da aprendizagem demonstrada pelos estudantes.

Segundo a consultora da Aprende Brasil Educação, Maria Cristina Lindstron, o VAAR foi criado para identificar municípios que garantem aprendizagem adequada aos alunos dos grupos PPI (pretos, pardos e indígenas) e àqueles em alta vulnerabilidade.
“Mesmo sendo a menor complementação em valores, é a mais importante, pois foca na qualidade do ensino”, explicou.

Para receber o repasse, os municípios precisam cumprir requisitos como:

  • gestão democrática com escolha técnica de diretores;

  • participação mínima de 80% dos estudantes nas avaliações;

  • alinhamento à BNCC;

  • equidade na aprendizagem;

  • regime colaborativo com o Estado, relacionado ao ICMS.

Conforme Lindstron, municípios que alcançam o VAAR geralmente também melhoram sua cota-parte do ICMS, recebendo assim dupla recompensa.

Ela reforça que a educação vai além dos resultados cognitivos: “A escola também oferece estrutura física, convivência social e acesso à cultura. Recursos como o VAAR podem fortalecer a rede, valorizar profissionais, melhorar a infraestrutura e proporcionar experiências que muitas crianças não teriam.”