União Progressista confirma Sérgio Gonçalves como pré-candidato ao Governo de Rondônia em 2026

A corrida pelo Governo de Rondônia em 2026 começa a ganhar forma com o anúncio da pré-candidatura de Sérgio Gonçalves, atual vice-governador do estado. Ele foi confirmado como nome oficial da nova federação União Progressista, que une os partidos União Brasil (UB) e Progressistas (PP).
O anúncio foi feito pelo presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, por meio de vídeo divulgado nas redes sociais. A federação garantiu apoio integral ao projeto político de Gonçalves, que deverá assumir o comando do Executivo estadual já em abril do próximo ano.
Sérgio Gonçalves deixou recentemente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), após um desentendimento com o governador Marcos Rocha. Em entrevista concedida durante o Arraial Flor do Maracujá, Rocha confirmou que deixará o governo em abril para disputar uma vaga no Senado Federal, abrindo caminho para que Gonçalves assuma o cargo e dispute a reeleição.
A União Progressista nasce com forte representatividade política: nas últimas eleições, seus partidos somaram mais de 12 mil vereadores, 1.300 prefeitos, 186 deputados estaduais, além de seis governadores — entre eles o presidenciável Ronaldo Caiado (GO).
Com o anúncio, Sérgio Gonçalves é o primeiro pré-candidato oficialmente lançado ao Governo de Rondônia, em um cenário que promete embates entre antigos aliados e grupos políticos da atual gestão.