Operação Inceptio: PF e Receita Federal desarticulam organização criminosa com atuação em seis estados
A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta segunda-feira (15) a Operação Inceptio, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro por meio do sistema financeiro e criptoativos.
A operação cumpriu 9 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão em oito cidades localizadas em seis estados: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Ubá (MG), Camaçari (BA), Ilhéus (BA), Salvador (BA), Cabedelo (PB) e São Paulo (SP). As ordens foram expedidas pela Vara Estadual do Juízo das Garantias da Comarca de Rio Branco (AC).
Durante a ação, a Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 130 milhões em contas bancárias, o sequestro de bens avaliados em R$ 10 milhões e a suspensão das atividades comerciais de um estabelecimento supostamente utilizado pelo grupo para disfarçar a origem ilícita dos recursos.
De acordo com a investigação, o grupo criminoso operava a logística de envio de grandes quantidades de entorpecentes do Acre para as regiões Nordeste e Sudeste. Para movimentar os valores obtidos com o tráfico, os investigados faziam uso de contas de pessoas físicas e jurídicas, além de transações com criptoativos, na tentativa de ocultar a origem dos recursos.
A Operação Inceptio representa mais um passo no combate à criminalidade organizada e às práticas de lavagem de dinheiro com uso de tecnologias financeiras.


