“Raízes de Pimenteiras”: Documentário resgata legado de Alice Paes Serrath

“Raízes de Pimenteiras”: Documentário resgata legado de Alice Paes Serrath
Crédito:Gazeta Rondônia

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath” retrata a trajetória de uma das figuras mais emblemáticas da história de Pimenteiras do Oeste (RO). A produção presta homenagem a Alice Paes Serrath, pioneira e matriarca da família Serrath, que faleceu aos 85 anos em 2024, deixando um legado marcado pela fé, união familiar e contribuição decisiva para o desenvolvimento do município.

Por meio de depoimentos emocionantes, o filme resgata memórias e destaca a relevância da atuação de dona Alice desde os primeiros anos da cidade. Ela e sua família foram os primeiros moradores a se estabelecerem na região, participando ativamente da construção da comunidade local.

Aposentada como servidora pública estadual e atuante na Igreja Católica, Alice era uma presença constante em atividades comunitárias. Mãe de 12 filhos, avó de 28 netos e bisavó de 29 bisnetos, é lembrada pelo carisma, generosidade e pelos fortes laços familiares que cultivou ao longo da vida.

O projeto é coordenado pela agente cultural e fotógrafa Milca Kuipers, que ressalta o papel da iniciativa como forma de preservar a memória da pioneira:
“Este trabalho mantém viva a história de dona Alice e inspira as novas gerações a valorizar suas raízes e a importância da família na construção da cidade”, destaca.

Antes de ser disponibilizado online gratuitamente, o documentário será exibido para estudantes da rede pública em Vilhena e Pimenteiras do Oeste.

A obra foi contemplada no Edital Nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – Lei Paulo Gustavo, no Eixo I – Vídeo de diversos formatos (iniciantes), Categoria B – Obras de videoarte inéditas com mais de seis minutos.

Com classificação livre e acessível com interpretação em Libras, “Raízes de Pimenteiras” estará disponível em breve para toda a população, tanto em exibições locais quanto em plataformas digitais.