Criminosos usam videochamada para aplicar golpe em quem espera receber dinheiro da Justiça, alerta advogado

Um novo golpe tem preocupado moradores de Vilhena e de outras regiões do país. Criminosos estão se passando por representantes da Justiça para enganar pessoas que aguardam o recebimento de valores de processos judiciais. O alerta foi feito pelo advogado vilhenense Alex André Smaniotto, após um de seus clientes quase cair na armadilha.
De acordo com Smaniotto, o golpe começa com uma ligação falsa, na qual o golpista informa que a vítima tem dinheiro a receber e pede dados bancários para supostamente efetuar o depósito. Na etapa seguinte, os criminosos solicitam uma videochamada, alegando que é necessário “confirmar a identidade”.
O que parece uma medida de segurança, na verdade, é uma armadilha: durante a chamada, o rosto da vítima é gravado e posteriormente usado em sistemas de reconhecimento facial, como o do portal gov.br. Assim, os golpistas conseguem acessar contas, alterar senhas, desviar aposentadorias e fraudar benefícios sociais.
O advogado orienta a população a não fornecer dados pessoais por telefone e jamais aceitar videochamadas de supostos representantes da Justiça. “Se receber qualquer ligação suspeita, desligue imediatamente e procure seu advogado. Caso não tenha, vá pessoalmente ao fórum ou tribunal para verificar a veracidade da informação”, alertou.
Smaniotto também reforça a importância de registrar o caso na delegacia. “Denuncie na UNISP mais próxima, informe os números usados pelos golpistas e comunique seu banco para bloquear a conta e impedir movimentações indevidas”, concluiu.